segunda-feira, 4 de abril de 2011

LITOGRAFIA, CROMOTIPIA, FOTOGRAVURA em Impressionismo



O impressionismo veio mesmo para mudar o jeito de pintar e expressar. Dava ênfase na pintura de natureza e paisagens, valorizava a ação da luz natural, as cores eram escolhidas a dedo, e as pinceladas eram dadas de formas cautelosas para dar efeito de naturalidade, dando movimento á cena.

LITOGRAFIA, CROMOTIPIA, FOTOGRAVURA em Belle Époque


Com a transição de Art Nouveau para Belle Époque as coisas só foram se aprimorando.

Alguns traços diferentes, novas propagandas; como os cartazes de músicas surgem.


LITOGRAFIA, CROMOTIPIA, FOTOGRAVURA em Art Nouveau

Olá queridos leitores, olha eu aqui mais uma vez. Hoje mostrando pra vocês as artes em Art Nouveau. Seguindo a ordem das figuras (Litografica, Comotipica, Fotografica) falaremos... Nestas 3 fases de Art Nouveau, a arte se diferenciava por suas linhas super detalhadas nos desenhos. Cores fortes e abundantes, expressão. Uso da mulher pintada. Eram cartazes que informavam e ao mesmo tempo infeitavam os prédios,bondes e cartões-postais.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Impressionismo


Olá querido leitores. Aqui estou novamente e hoje falaremos desta grande época da arte, o impressionismo!


Foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início as grandes tendências de arte do século XX.


No impressionismo a pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento, pois as cores da natureza se modificam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol. As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstração do ser humano para representar imagens. As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam, e não escuras ou pretas, como os pintores costumavam representá-las no passado e assim por diante...


A primeira vez que o público teve contato com a obra dos impressionistas foi numa exposição coletiva realizada em Paris, em abril de 1874. Mas o público e a crítica reagiram muito mal ao novo movimento, pois ainda se mantinham fiéis aos princípios acadêmicos da pintura.


Principais artístas: Claude Monet, Auguste Renoir, Edgar Degas, Seurat...